12 de agosto de 2011



Sempre atualizando suas ferramentas, inovando nas propostas e buscando cada vez mais a aproximação e protagonismo das comunidades atendidas, a CUFA RS começa a executar em agosto novos projetos que visam atender às principais necessidades levantadas a partir de debates e ações desenvolvidas ao longo dos seus seis anos no Estado.Projeto Circuito Papo Reto em Canoas.


Livro Os Zumbis da PedraO Circuito Papo Reto com Manoel Soares, por exemplo, já desenvolvido há mais de quatro anos em mais de 160 cidades gaúchas e atingindo mais de 250 mil jovens, agora vem acompanhado do livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra em projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal Educação e Secretaria Municipal de Segurança Publica e Cidadania, no município de Canoas. O projeto terá uma série de palestras para alunos das series finais da rede municipal, oficinas de transfotografia e a implantação do livro nas 42 escolas do município. O projeto tem relação com os programas estratégicos da SMSPC - Guarda Comunitária - Política Municipal de Prevenção às Violências nas Escolas e ações com foco na prevenção das violências e da criminalidade.



Projeto Transfotografia

Foto do oficineiro William Rodrigues



Em parceria com a OI Futuro, a CUFA RS inicia nos municípios de: Alvorada, Canoas, Porto Alegre, Montenegro, Guaiba, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Eldorado do Sul, Pelotas, Sapucaia do Sul, Santa Maria, Frederico Westphalen, Cidreira e Cachoeira do Sul, o projeto Transfotografia, que visa reunir em 84 oficinas, 280 jovens para oficinas de fotografia e cidadania.Ao final do projeto, haverá uma votação e as 14 melhores fotos farão parte de uma exposição que vai viajar o estado do RS, exibindo a visão do jovem sobre a sua comunidade.LIIBRA – Liga Internacional de Basquete de Rua/Etapa Rio Grande do Sul Em parceria com a Coordenadoria da Juventude de Canoas, dentro da Semana da Juventude, a CUFA RS vai realizar a LIIBRINHA. A nova categoria que atinge jovens de 15 a 17 anos vai ser realizada no Centro de Canoas, em frente a prefeitura.O evento vai premiar o time vencedor com a ida ao Rio de Janeiro, para competir na Etapa Nacional, com todas as despesas pagas e já é uma preparatória para o evento estadual, que acontece dia 03/09 e já conta com a participação de 20 municipios do RS e parceria com a Petrobrás.



Mutirão SocialExecutado pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), em parceira com a CUFA RS, o Projeto Mutirão Social é uma iniciativa do Estado, dentro do Programa RS Mais Igual, que conta também com diversos parceiros do terceiro setor.A primeira intervenção do Mutirão Social ocorreu em Bagé com uma série de serviços públicos tais como confecção de documentação básica e inclusão de famílias no Cadastro Único, além de oficinas culturais, serviços de saúde e atrações culturais como shows de Serginho Moah e Jean Paul. A próxima edição acontece em Livramento no final de agosto





Projeto Mais Ação


Em parceria com a CMPC Celulose RIOGRANDENSE, a CUFA RS base Eldorado do Sul, inicia no dia 08 de agosto o Projeto Mais Ação. Voltado para mulheres a partir de 25 anos, o projeto tem o objetivo de aumentar a qualidade de vida com oficinas de ginástica e acompanhamento psicológico no município. Visando atingir 750 mulheres nos próximos 4 meses. A instituição na região, já tem a previsão de continuidade do projeto em 2012 com o patrocínio da empresa.Projeto Tocando a Vida


Trabalhando com crianças de 08 a 14 anos o projeto que será desenvolvido pela CUFA Guaíba visa promover atividades enfatizando a cultura musical, atuando na prevenção do uso de drogas e estimulando a promoção da cidadania.




Projeto Teu Lugar

O Morro Santa Tereza, em Porto Alegre ganhou em julho o “Teu Lugar - QUEM SE CONHECE NÃO SE ODEIA”. Em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar, o projeto tem o objetivo de romper o medo da farda e fazer com que os policiais ajam de maneira profissional em suas abordagens, afinal quem se conhece não se odeia.O Teu Lugar atenderá mais de 100 jovens entre 9 a 15 anos da Comunidade Nossa Senhora do Brasil com futebol, musica, cidadania e acompanhamento médico. O projeto visa também, promover encontros entre mães e comandantes do batalhão para debater os impactos das operações policiais na região.No mês de agosto, o projeto realizará um campeonato no Morro Santa Tereza com os jovens do projeto e conta com a parceria também dos Sindibancários.





TeleCentroCultural





Em Cachoeira do Sul, o TeleCentroCultural já está a todo vapor com as aulas de informática básica, divididas em três turmas de jovens e adultos. Para o segundo semestre, estão sendo montados os módulos de formação social, uma forma de orientar e oportunizar possibilidades de atuação política e social com consciência cidadã e também as oficinas de reciclagem. Com o apoio da Coriscal e patrocínio do MOCOCA, o TeleCentroCultural ainda tem muitas novidades que virão em breve.Continuem acompanhando os projetos da CUFA RS e das bases municipais, participem dessa transformação social.



Comunicação CUFA RS









Nenhum comentário:

Postar um comentário